O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (28) que a 4ª parcela dos precatórios do Fundef será paga em setembro. O anúncio foi feito por meio das redes sociais oficiais do governador e beneficia cerca de 50 mil profissionais da educação, incluindo professores ativos, tanto efetivos quanto temporários, e aposentados.
No início do mês, Elmano já havia detalhado o valor do repasse. Segundo ele, o pagamento da quarta parcela será realizado na folha salarial de agosto, totalizando R$ 283,8 milhões destinados a aproximadamente 50 mil professores que atuaram na rede estadual entre 1º de agosto de 1998 e 31 de dezembro de 2006. O montante faz parte de um total de R$ 441,5 milhões autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 29 de julho. Do total, 60% serão repassados aos profissionais da educação e 40% serão destinados a investimentos na área educacional, conforme prevê a legislação.
O benefício contempla professores efetivos, temporários, aposentados, ex-servidores e herdeiros de docentes já falecidos com direito reconhecido. A consulta individual dos valores pode ser feita no site da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).
Em postagem nas redes sociais, o governador afirmou que o pagamento é “um dever legal e um reconhecimento justo aos principais responsáveis pelos avanços da educação no Ceará”. Ele também agradeceu ao ministro da Educação, Camilo Santana, e à ex-governadora Izolda Cela.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, celebrou o anúncio.“É uma excelente notícia para os nossos professores, já na primeira semana do segundo semestre letivo. O investimento valoriza ainda mais a educação pública do nosso estado”, comentou.
O pagamento marca a continuidade do repasse dos precatórios do Fundef no Ceará. As três primeiras parcelas foram quitadas entre 2023 e o início de 2024.
Fonte: Gcmais
Faça um comentário.