ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Bebê de 3 meses morre pelo novo coronavírus no Ceará

Um bebê de 3 meses de Iguatu, interior do Ceará, morreu pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Ceará. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, a criança do sexo feminino tinha uma doença renal pré-existente. O paciente mais velho a morrer por coronavírus no estado foi um idoso de 93 anos.
(ATUALIZAÇÃO: ao ser publicada, esta reportagem relatou que a bebê de três meses era a vítima mais nova do coronavírus no Brasil. Posteriormente, no entanto, foi informada, nesta quarta-feira (8), a morte de um bebê de cinco dias no Rio Grande do Norte).
O Ceará registrou, até as 9h horas desta quarta-feira (8), um total de 42 mortes por Covid-19. Além disso, 1.268 pacientes testaram positivo para a doença, conforme dados da Secretaria da Saúde.
De acordo com as secretarias de Saúde dos estados, são 700 mortes e 14.152 casos confirmados até as 10h30 desta quarta-feira (8).
A bebê cearense morreu no dia 3 de abril em um hospital do município de Iguatu. A criança foi encaminhada à unidade de saúde no dia 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu em decorrência de complicações como bronquiolite e pneumonia, conforme a Secretaria da Saúde de Iguatu.
Exame confirmou morte de bebê cearense por coronavírus — Foto: Reprodução/SVMExame confirmou morte de bebê cearense por coronavírus — Foto: Reprodução/SVM
Exame confirmou morte de bebê cearense por coronavírus — Foto: Reprodução/SVM
O exame que detectou o coronavírus foi feito no dia em que a criança faleceu, a partir de amostras de secreções. A Secretaria de Saúde do município confirmou o resultado positivo do teste.
A bebê começou a apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe no dia 5 de março e foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois de atendida, a criança voltou para casa com a recomendação do uso de antialérgicos e vitaminas.
Casos de coronavírus no Ceará
Casos confirmadosMortes confirmadas15/0316/0317/0318/0319/0320/0321/0322/0323/0324/0325/0326/0327/0328/0329/0330/0331/0301/0402/0403/0404/0405/0406/0407/0408/040250500750100012501500
Fonte: Sesa
Os pais da bebê afirmaram que não suspeitaram da doença porque a menina apresentava problemas de saúde desde o nascimento, quando foi diagnosticada com Síndrome de Bartter - uma alteração nos rins que afeta a taxa de potássio no sangue.

Jovens mortos pela Covid-16

Antes da bebê cearense, o paciente mais jovem a morrer pela Covid-19 era um adolescente de 15 anos de Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o adolescente era morador de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Ele morreu no dia 27 de março, mas o resultado para a Covid-19 saiu no dia 5 de abril.
No Rio Grande do Norte, morreu pelo coronavírus o estudante potiguar Matheus Aciole da Costa, de 23 anos. Formado em gastronomia e cursando Nutrição, o universitário morreu no dia 31 de março.
Matheus Aciole morreu 12 dias após os primeiros sintomas de coronavírus — Foto: Arquivo da famíliaMatheus Aciole morreu 12 dias após os primeiros sintomas de coronavírus — Foto: Arquivo da família
Matheus Aciole morreu 12 dias após os primeiros sintomas de coronavírus — Foto: Arquivo da família
O jovem estava internado na UTI de um hospital privado de Natal e morreu 12 dias após o surgimento dos primeiros sintomas de Covid-19. De acordo com os médicos, ele tinha obesidade, o que pode ter acentuado a doença.
Na Bahia, uma professora de 28 anos morreu pelo novo coronavírus no dia 1º de abril. Rafaela de Jesus Silva, de 28 anos, deixou uma filha recém-nascida, que também testou positivo para Covid-19.
Rafaela, de 28 anos, morreu com Covid-19 e deixou filha recém-nascida na Bahia — Foto: Tiago Bottino/Itapetinga AgoraRafaela, de 28 anos, morreu com Covid-19 e deixou filha recém-nascida na Bahia — Foto: Tiago Bottino/Itapetinga Agora
Rafaela, de 28 anos, morreu com Covid-19 e deixou filha recém-nascida na Bahia — Foto: Tiago Bottino/Itapetinga Agora
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Seguro confirmou que a bebê testou positivo para Covid-19 e que os outros seis familiares dela tiveram os exames negativos. O órgão informou que o caso foi incluído nos dados da cidade de Itapetinga, segundo orientações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Já em São Paulo, morreu um jovem de 26 anos pelo coronavírus no dia 28 de março. Ele ficou hospitalizado com falta de ar e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por cinco dias.
Mauricio Suzuki, 26 anos, morreu no sábado (28) em São Paulo com coronavírus e tinha como paixão correr curtas distâncias e maratonas — Foto: Reprodução/TV GloboMauricio Suzuki, 26 anos, morreu no sábado (28) em São Paulo com coronavírus e tinha como paixão correr curtas distâncias e maratonas — Foto: Reprodução/TV Globo
Mauricio Suzuki, 26 anos, morreu no sábado (28) em São Paulo com coronavírus e tinha como paixão correr curtas distâncias e maratonas — Foto: Reprodução/TV Globo
Maurício Suzuki corria maratonas e fazia um tratamento para regular o nível de ácido úrico no sangue. A família disse que isso não foi considerado uma doença pré-existente.

Avanço da doença no Ceará

O Ceará é um dos estados mais afetados pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus, o que acendeu o alerta do Ministério da Saúde. Conforme a pasta, a situação da doença no estado pode estar evoluindo para um crescimento descontrolado.
Fortaleza possui a maior incidência do novo coronavírus entre as capitais do país. Segundo dados divulgados nesta nesta-feira (7) pelo Ministério da Saúde, na capital cearense, há 34,7 casos a cada 100 mil habitantes.
Para tentar frear o número de casos, o governo do estado prorrogou o decreto que determina o fechamento de estabelecimentos comerciais e manter o isolamento social. O decreto estava previsto para encerrar no domingo, 5 de abril, e agora vai se estender até o dia 20 deste mês.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Bebê de 3 meses morre pelo novo coronavírus no Ceará

    Faça um comentário.