ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Polícia Federal identifica obra que gerou pagamento de propina a ex-governador Cid Gomes

O inquérito vai investigar supostos crimes de corrupção ativa e passiva, quadrilha, lavagem de capitais e de fraude a licitações.

 

A Polícia Federal encontrou o caminho que leva ao pagamento da propina de R$ 200 mil da Odebrecht ao ex-governador Cid Gomes. Essa descoberta gerou a abertura de um inquérito relacionado a 35ª fase da Operação Lava Jato, que prendeu o ex-ministro da Casa Civil, no governo Dilma Roussef, Antonio Palocci.

O inquérito apura contratos de obras realizadas pela empreiteira Odebrecht em que há suspeita de interferência de Palocci. A base da investigação é a suposta lista da propina com 200 nomes de políticos, onde está incluído Cid, o Falso. Na verdade, a PF investiga a relação dos políticos que receberam recursos desviados através do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.

Esse inquérito que Cid Gomes está incluído, e com certeza será convocado parar depor nos próximos dias pois seu nome está na lista da propina da Odebrecht investiga supostos crimes de corrupção ativa e passiva, quadrilha, lavagem de capitais e de fraude a licitações.

No total são 38 obras da empreiteira Odebrecht no Brasil e no exterior. O alvo da PF para apurar o beneficiamento de Cid no recebimento de propina é o trecho do Sistema Adutor Castanhão, feito no Ceará. Essa obra de 66Km foi executada em consórcio pela Odebrecht com Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez. O objetivo dela é realizar a transposição de água do açude Castanhão até a região metropolitana de Fortaleza.

O delegado da PF que comanda esse inquérito, Filipe Hille Pace disse que “relacionou algumas das obras públicase/ou consórcios e empresas indicadas no documento mencionado, repetindo que, por se tratarem de arquivos recuperados, estão parcialmente corrompidos, não sendo permitido vincular diretamente as obras e/ou consórcios e empresas indicadas com os beneficiários encontrados”, daí a importância das delações dos executivos da Odebrecht que estão identificando todos os 200 nomes da lista da propina e explicando cada um dos apelidos e como se deu o pagamento do dinheiro e o local do recebimento. Quem também ajuda nessas revelações é a secretária da Odebrecht, Maria Lúcia.

Como se nota, o cerco a Cid Gomes se fecha. Apesar do valor da propina paga a ele ter sido pequena – pelo menos no papel divulgado até agora nos meios de comunicação – já se sabe a origem do dinheiro: seria um desvio de obra que beneficiou com água a cidade de Fortaleza.

 



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Polícia Federal identifica obra que gerou pagamento de propina a ex-governador Cid Gomes

    Faça um comentário.