ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Quais os 12 países do mundo sem registros da covid-19

Vista aérea de ilhas de Palau, na Oceania

A pandemia da covid-19 havia chegado, até sexta-feira (15), a 181 dos 193 países do mundo, deixando mais de 4 milhões de pessoas infectadas e mais de 302 mil mortos.

Até a data, apenas 12 países não haviam reportado nenhum caso de contaminação pelo novo coronavírus. Dez desses países são formados por pequenas ilhas remotas da Oceania. Os outros dois – Coreia do Norte e Turcomenistão – são controlados por autocracias que não produzem dados confiáveis sobre saúde pública.

Além de não terem registrado nenhum caso da doença, esse grupo de países têm outro elemento em comum: redes hospitalares limitadas, com poucos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um baixo número de respiradores, itens essenciais para atender as vítimas da doença num caso de surto.

O quadro delicado fez com que esses governos restringissem ao máximo o acesso de estrangeiros a seus territórios, sobretudo pelo fato de esses países estarem geograficamente próximos da China, primeiro epicentro do surto.

Mesmo em condições normais o acesso a esses dez pequenos países da Oceania já é difícil, dadas as distâncias, o baixo número de voos e a fragmentação do território, com muitos desses Estados sendo compostos por centenas de pequenas ilhotas. Muitos deles constam na lista dos países menos visitados do mundo.

Nauru, por exemplo, é possivelmente o país menos visitado do planeta. O país mais próximo fica a mais de 300 quilômetros de distância, pelo mar, e a média anual de estrangeiros que visitam seu território não passa de 160. O governo considera importante que a situação siga assim agora, porque só existe um hospital em Nauru, que tem falta de enfermeiros e não conta com nenhum respirador.

Países livres da covid-19

Vanuatu
Palau
Tuvalu
Nauru
Samoa
Kiribati
Micronésia
Tonga
Ilhas Marshall
Ilhas Salomão
Coreia do Norte
Turcomenistão

A Oceania é o continente com a menor população do mundo, sem contar a Antártida. A região possui apenas 0,5% da população de todo o planeta.

Austrália, Papua Nova Guiné e Nova Zelândia ocupam 93% do território seco da Oceania. Os demais 11 países que compõem o bloco dividem os outros 7% de terras secas.

Reino Unido, França e EUA possuem territórios na região – a maioria resquício da colonização no período das navegações e de apropriações pós-Segunda Guerra Mundial (1945). Nesses territórios, a contaminação é maior. Guam, por exemplo, que é ligado aos EUA, tem 154 pessoas contaminadas. A Polinésia Francesa registra 60.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Quais os 12 países do mundo sem registros da covid-19

    Faça um comentário.