ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil não quer desafiar os Estados Unidos e precisa defender os interesses estratégicos. Os EUA são muito grandes, é o país mais bélico do mundo, é o país mais tecnológico do mundo, é o país com a maior economia do mundo. Tudo isso é muito importante. Mas nós queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Nós temos interesses econômicos e estratégicos. Nós queremos crescer. E nós não somos uma republiqueta. Tentar colocar um assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável, declarou o presidente no domingo (3).

Lula citou as críticas dos EUA em relação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), por tentativa de golpe de estado no qual é réu – um dos motivos apontados por Donald Trump, para aplicar a tarifa de 50% aos produtos brasileiros.

Além disso, o presidente considerou que o Brasil não deve deixar de procurar uma alternativa ao dólar como moeda para o comércio internacional. Não vou abrir mão de achar que a gente precisa procurar construir uma moeda alternativa para que a gente possa negociar com os outros países. Eu não preciso ficar subordinado ao dólar, ressaltou Lula.

O presidente acrescentou ainda que o Governo Federal está aberto a negociações com o governo americano e que, apesar de o país estadunidense não ter mais a mesma relevância econômica que já teve para o Brasil, as relações diplomáticas devem ser preservadas.

O Brasil hoje não é tão dependente como já foi dos Estados Unidos. O Brasil tem uma relação comercial muito ampla no mundo inteiro. A gente está muito mais tranquilo do ponto de vista econômico. Mas, obviamente, que eu não vou deixar de compreender a importância da relação diplomática com os Estados Unidos, que já dura 201 anos, disse o presidente brasileiro.

Fonte: Jornal Jangadeiro





nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

    Faça um comentário.