RESUMO
A despedida ao Papa acontece na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e irá durar até quarta-feira.
O funeral acontece na quinta, na Praça de São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia terá início às 5h30 (horário de Brasília) e será presidida pelo Papa Francisco.
A primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, e o presidente da Itália, Sergio Matarella, foram até o Vaticano prestar suas homenagens.
A visita ao corpo do Papa Bento XVI foi temporariamente interrompida às 15h, o que já era previsto. A Basílica de São Pedro, no Vaticano, reabre amanhã às 7h no horário local (3h em Brasília) para receber novamente os fiéis que querem prestar homenagem.
Milhares de pessoas visitam a Basílica de São Pedro para se despedir do Papa emérito
Um fluxo constante de dezenas de milhares de pessoas lota a Basílica de São Pedro nesta segunda-feira (2) para prestar homenagem ao ex-papa Bento XVI, cujo corpo estava sendo velado na Basílica de São Pedro.
O público pode ver o corpo das 9h às 19h no horário local (5h às 15h no horário de Brasília) nos dias 2, 3 e 4.
O funeral acontece na quinta, na Praça de São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia terá início às 9h30 local (5h30 de Brasília) e será presidida pelo Papa Francisco.
Os funerais papais normalmente atraem chefes de estado de todo o mundo, mas o Vaticano disse que delegações oficiais virão só da Itália e da Alemanha, país natal de Bento XVI, sugerindo que o evento será discreto.
Após a cerimônia, o corpo será levado de volta à Basílica de São Pedro e enterrado sob essa igreja.
Premiê italiana, Giorgia Meloni, e o presidente Sergio Matarella, prestam homenagens ao papa emérito Bento XVI
A primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni e o presidente Sergio Matarella juntaram-se a uma multidão de enlutados na Basílica de São Pedro na segunda-feira (2) enquanto prestavam homenagem ao Papa emérito Bento XVI.
O primeiro-ministro e o presidente compareceram à cerimônia separadamente. Ambos passaram alguns minutos sentados em silêncio ao lado do corpo antes de cumprimentar e apertar a mão de outros enlutados ao sair.
Um fluxo constante de dezenas de milhares de pessoas lotou a Basílica de São Pedro para prestar homenagem ao ex-papa Bento XVI no início de três dias de velório antes de seu funeral.
Corpo do Papa Emérito é velado no Vaticano
O corpo do Papa Emérito Bento XVI está sendo velado na Basílica de São Pedro enquanto milhares de pessoas fazem fila horas antes do amanhecer desta segunda-feira (2) para prestar suas homenagens.
As portas da basílica foram abertas para que o público pudesse prestar homenagem ao falecido pontífice, que chocou o mundo em 2013 ao se aposentar do papado, o primeiro a fazer isso em 600 anos.
O frágil Bento XVI, de 95 anos, morreu no sábado de manhã no mosteiro do Vaticano, onde vivia desde sua aposentadoria em 2013, quando se tornou o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos.
Autoridades de segurança esperavam que pelo menos 25.000 pessoas passassem pelo corpo no primeiro dia de exibição.
Bento XVI será velado na Basílica de São Pedro a partir de segunda (2). O enterro está marcado para dia 5.
Veja detalhes:
- Até o início da manhã de segunda, Bento ficará no mosteiro do Vaticano onde viveu, sem visitas.
- Depois será transferido para a Basílica de São Pedro, onde o público poderá ver o corpo das 9h às 19h (hora local) nos dias 2, 3 e 4.
- O funeral acontece na quinta, na Praça de São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia terá início às 9h30 (hora local) e será presidida pelo Papa Francisco.
- Os funerais papais normalmente atraem chefes de estado de todo o mundo, mas o Vaticano disse que delegações oficiais virão só da Itália e da Alemanha, país natal de Bento XVI, sugerindo que o evento será discreto.
- Representantes de países ou organizações podem participar de forma privada.
- Após a cerimônia, o corpo será levado de volta à Basílica de São Pedro e enterrado sob essa igreja.
Faça um comentário.