ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Bolsonaro se posiciona sobre ida à loja de maçonaria: 'fui, sim'

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, confirmou, nesta quarta-feira (5), que foi a uma loja maçom em 2017. "Fui, sim. Acho que foi a única vez", disse o chefe do Executivo em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Desde a manhã desta terça-feira (4), circulam na internet vídeos e fotos de Bolsonaro discursando para membros da maçonaria, o que contraria muitas igrejas cristãs e, por isso, significaria um desrespeito à religião do próprio presidente.

Bolsonaro, porém, minimizou a situação. Disse que foi convidado por um colega para conhecer o espaço e fez parecer, inclusive, que não sabia onde tinha sido o encontro, que "acha" ter sido em Brasília.

"Fui de novo? Não fui. Agora, sou presidente de todos. A esquerda faz um estardalhaço. O que eu tenho contra os maçons? Não tenho nada", comentou o presidente na transmissão.

'SOU CRISTÃO'

O presidente, que disputa a Presidência da República em segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aproveitou para pedir ao eleitorado que persista e pense nele quando for às urnas no próximo dia 30 de outubro.

"Peço que pense em mim também. O que eu passo para defender a nossa pátria [...] Eu respeito todos os brasileiros, todos os seres humanos. Sou cristão. Entendo que sou o presidente com a ambição de Deus, assim como fui salvo, entendo, pelas mãos dele", comentou Bolsonaro.

Imagem que circula nas redes sociais mostra Bolsonaro discursando para maçons.
Legenda: Vídeo circula nas redes sociais.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O gestor também se dirigiu aos indecisos e pediu que não se omitissem: "Por favor, não se omita. O maior erro que uma pessoa pode cometer é não tomar uma decisão, é lavar as mãos, é não ser nem quente, nem frio, é ser morno".

O QUE É MAÇONARIA?

De acordo com o Grande Oriente do Brasil (GOB), que se descreve como "Potência Maçônica Brasileira", a maçonaria é uma instituição "essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista".

Embora entenda que a maçonaria é religiosa, por reconhecer a existência de "um único princípio regulador, absoluto, supremo e infinito", o GOB afirma que ela não se trata de uma religião, uma vez que o objetivo é, simplesmente, "unir os homens entre si" para investigar a "verdade, o exame da moral e a prática das virtudes".

O senso comum, ainda hoje, enxerga a maçonaria como uma sociedade secreta, mas ela não é. "Pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida", resume o GOB. 

"O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição são os meios para se reconhecer os maçons entre si em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos", conclui o grupo.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Bolsonaro se posiciona sobre ida à loja de maçonaria: 'fui, sim'

    Faça um comentário.