ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Em primeiro encontro com Biden, Bolsonaro levanta suspeita sobre eleições no Brasil e diz que preserva Amazônia

 

Em primeiro encontro com Biden, Bolsonaro levanta suspeita sobre eleições no Brasil e diz que preserva Amazônia
Jair Bolsonaro e Joe Biden se encontram na Cúpula das Américas AFP

No primeiro encontro com o líder americano, Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro levantou suspeitas sobre as eleições brasileiras, disse querer "eleições limpas, confiáveis e auditáveis", mas evitou falar sobre o pleito americano. Em declarações à imprensa antes de manter uma reunião a portas fechadas com seu homólogo americano, Bolsonaro disse que o Brasil preserva a Amazônia e, citando seu afastamento de Biden "por questões ideológicas", destacou, no entanto, que ambos são democratas.


— Este ano teremos eleições no Brasil e queremos sim eleições limpas, confiáveis e auditáveis. Para que não reste nenhuma dúvida após o pleito. Tenho certeza que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que, quando deixar o governo, também será de forma democrática.

Bolsonaro — que dois dias antes da viagem a Los Angeles, onde acontece a Cúpula das Américas, voltou a afirmar em uma entrevista que ainda duvidava do resultado da eleição americana em 2020 — evitou falar sobre a votação americana, em que seu favorito declarado, o republicano Donald Trump, foi derrotado pelo democrata Biden.

Bolsonaro fala sobre expectativa de encontro com Biden
00:00/03:17

Bolsonaro fala sobre expectativa de encontro com Biden

O brasileiro também afirmou que o Brasil é "um exemplo para o mundo na questão ambiental" e disse que o mundo depende "muito do Brasil" para sua sobrevivência, reiterando que seu governo preserva a Amazônia, apesar das críticas constantes de ambientalistas e dados que revelam recordes de desmatamento.

— Temos uma riqueza no coração do Brasil, a nossa Amazônia, que é maior que a Europa Ocidental. Por vezes nos sentimos ameaçados em nossa soberania naquela área, mas o Brasil preserva muito bem o seu território. — afirmou. — Nossa legislação ambiental é bastante rígida. Fazemos o possível para cumpri-la, pelo bem de nosso país. Podemos ser o maior exportador de energia limpa. O mundo hoje, ouso dizer, depende muito do Brasil para sua sobrevivência.

Biden, por sua vez, deu as boas-vindas a Bolsonaro e disse que o resto do mundo deveria ajudar a financiar a preservação da Amazônia. Descontraído, o americano disse que o Brasil "é um país maravilhoso", com "um povo magnífico" e "instituições fortes", e foi extremamente simpático com o chefe de Estado brasileiro.

— Nós temos que ajudar a recuperação econômica e também a preocupação climática. Vocês tentam proteger a amazônia, acho que o resto do mundo deveria ajudar a financiar essa preservação. Isso é uma responsabilidade muito grande. Nós temos que conectar nossos povos e estou ansioso para saber o que você pensa sobre isso. Gostaria de ouvir sua opinião e também levantar algumas questões de interesse mútuo — disse Biden. — Nossas nações compartilham valores e temos enormes oportunidades para os nossos países.

Divergências ideológicas

Apesar do clima leve, pouco antes do encontro, Bolsonaro esclareceu que só aceitou ir à reunião porque os dois lados acertaram uma agenda, comparando o compromisso a um casamento. No encontro, ele citou suas divergências ideológicas, mas afirmou ter "um interesse enorme e cada vez maior se aproximar dos EUA".

— Em alguns momentos nos afastamos por questões ideológicas, mas tenho certeza que com nossa chegada ao governo nunca tivemos uma oportunidade tão grande pelas afinidades que nosso governo tem — afirmou Bolsonaro no encontro. — Temos muita coisa em comum, por exemplo, amamos a liberdade, somos democratas, comungamos dos mesmos valores, queremos o bem dos nossos povos e a paz no mundo.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Em primeiro encontro com Biden, Bolsonaro levanta suspeita sobre eleições no Brasil e diz que preserva Amazônia

    Faça um comentário.