ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Sarto e Capitão Wagner se enfrentam no segundo turno da eleição em Fortaleza

 




Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) se enfrentarão no segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza, no próximo dia 29. Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PDT teve 457.622 votos (35,72%) no primeiro turno e o representante do Pros recebeu 426.803 votos (33,32%), diferença de 30.819 votos entre os dois.   

Evolução nas pesquisas 

Sarto e Capitão Wagner disputaram a preferência de maior parte do eleitorado durante o primeiro turno, conforme os três levantamentos feitos pelo Ibope para Fortaleza. Na última pesquisa, divulgada no dia 14 de novembro, Sarto tinha 32% das intenções de votos válidos e Capitão Wagner com 30%, o que indicou empate técnico. Antes, no levantamento anunciado em 3 de novembro, Sarto tinha 29% da preferência e Wagner tinha 27% da intenção dos votos válidos, o que já apontava um empate técnico. Na primeira pesquisa Ibope, divulgada em 14 de outubro, Capitão Wagner liderava para o 1º turno, com 28% das intenções. Em segundo lugar aparecia Luizianne Lins com 23%, e Sarto surgia na terceira opção, com apenas 16% das intenções de voto. 

Campanha 

Sarto e Capitão Wagner fizeram uma campanha bastante disputada e judicializada em Fortaleza, com troca de acusações, desde a participação em motins de militares a denúncias de corrupção. Para o segundo turno, os candidatos devem disputar apoio dos derrotados.  

LEIA AINDA:
O que Sarto disse após ser confirmado no segundo turno
O que Capitão Wágner falou após ser confirmado no segundo turno

Perfil dos candidatos 

José Sarto 

Com 61 anos, médico e deputado estadual, José Sarto é natural de Acopiara, mas construiu vida política em Fortaleza. Foi eleito deputado estadual pelo PDT nas eleições de 2018, assumindo a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará no ano seguinte. Este é o seu sétimo mandato seguido na Casa.  

Por ser o terceiro na linha de sucessão, assumiu por duas vezes, em 2019, interinamente o governo do Estado após Camilo Santana e a vice Izolda Cela viajarem a negócios para a Europa, a Ásia e os Estados Unidos. Na legislatura anterior (2015 - 2018), foi vice-líder do Governo Camilo Santana e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle. Também foi líder do Governo Cid Gomes (2007 - 2014) e presidiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação.  

Antes de ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa, Sarto foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza, em 1988, resultado que se repetiu no pleito seguinte, em 1992. Naquele mandato, foi presidente da Casa municipal, chegando a assumir interinamente também a Prefeitura da Capital. 

Capitão Wagner 

Com 41 anos, militar reformado e deputado federal, Capitão Wagner é natural de São Paulo e tem sua trajetória política no Ceará. Filiou-se pela primeira vez a um partido político em 2009, ao PR (hoje, PL). Disputou eleição para deputado estadual em 2010, obtendo 28.818 votos, ficando na suplência da deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Quando ela tirou licença em 2011, Wagner assumiu o mandato da parlamentar e passou a integrar a reserva remunerada proporcional da PM.   

Capitão Wagner ganhou notoriedade após liderar uma greve da Polícia Militar do Ceará em 2011. Na ocasião, ele chegou a trocar insultos com o então governador Cid Gomes e se lançou candidato a vereador no ano de 2012, pelo então PR, em que foi eleito o vereador mais votado da Cidade com 43.655 votos. Exerceu o mandato por dois anos, até 2014, quando disputou a eleição para deputada estadual pelo PR, sendo o mais votado com 194.239 votos. Em 2016, se candidatou a prefeito de Fortaleza, mas não ganhou. Em 2018, já no Pros, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito o deputado federal mais votado com 303.593.   



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Sarto e Capitão Wagner se enfrentam no segundo turno da eleição em Fortaleza

    Faça um comentário.