ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Polícia Militar dispersa aglomeração em Canoa Quebrada usando spray de pimenta

 


Um grupo de pessoas que se aglomerava numa praça da praia de Canoa Quebrada, em Aracati, precisou ser disperso com spray de pimenta por agentes da Polícia Militar, na madrugada deste domingo (1º). O caso ocorreu na Rua Broadway, a mais famosa do destino turístico. Desde que a região foi reaberta para a visitação de turistas, há exatos dois meses, relatos de aglomerações por lá são recorrentes.

Um morador da cidade, que preferiu não se identificar, disse que a concentração no local ocorreu por volta de 0h20, após o fechamento dos estabelecimentos comerciais. Os participantes não utilizavam máscara e, segundo ele, os policiais militares utilizaram spray de pimenta para afastar o grupo.

Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) confirmou que composições do Batalhão de Policiamento Turístico (Bptur) foram acionadas pela Guarda Municipal de Aracati para dispersar uma aglomeração na praia. Depois da primeira saída, conforme os agentes que atenderam à ocorrência, parte das pessoas teria se reagrupado na praça, descumprindo a ordem.

“Diante do ato de desobediência, os PMs que atenderam à ocorrência utilizaram um Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) a fim de acabar com a aglomeração. Não houve feridos na ação e ninguém foi conduzido para a Delegacia do Município”, completa o comunicado.

Segundo decreto municipal de Aracati, atividades comerciais estão liberadas até 23h e alimentação fora do lar, até 0h, nas praias e locais turísticos da cidade. No entanto, o funcionamento de bares e eventos em ambientes fechados continuam proibidos por decreto estadual.

Vistorias

Procurada pelo Sistema Verdes Mares, a Prefeitura de Aracati afirma que, durante este final de semana, várias ações estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde na mobilização e conscientização dos turistas e munícipes em Canoa Quebrada. 

Pousadas e hotéis vem sendo visitados, em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado, para verificar se medidas e recomendações de proteção individual e coletivas são cumpridas. Neste domingo, a Rua Broadway também deve ser sanitizada.

“De modo geral, os restaurantes e pousadas estão cumprindo as determinações dos decretos municipal e estadual, no entanto, parcela de  turistas acaba por provocar aglomerações em alguns momentos durante a noite”, destaca a gestão.

A ocupação hoteleira de Canoa Quebrada está em 93%, entre 30 de outubro e 2 de novembro, conforme levantamento da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur). É a terceira maior taxa do Estado, atrás apenas da Vila de Jericoacoara e Flecheiras/Mundaú, cujas redes estão 100% ocupadas.

Contaminação

Segundo o boletim coronavírus da Prefeitura de Aracati, a cidade já confirmou 2.086 casos de Covid-19 e 54 óbitos pela doença; 2.020 pessoas estão curadas. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a cidade tem incidência de 2.558,1 casos a cada 100 mil habitantes.

O último boletim epidemiológico da Sesa, divulgado na sexta (30), revelou um aumento de 8,3% no número de novos casos na Área Descentralizada de Saúde de Aracati, que inclui ainda os municípios de Fortim, Itaiçaba e Icapuí. Entre 4 e 10 de outubro, foram 12 novos casos. Já entre 11 e 17, foram 13. Não houve registro de óbitos nos dois intervalos.

 



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Polícia Militar dispersa aglomeração em Canoa Quebrada usando spray de pimenta

    Faça um comentário.