Sala de Aula vazia em Fortaleza durante a pandemia — Foto: SVM
As escolas do Ceará, privadas e particulares, vão receber testagem em massa para os alunos, professores e funcionários, para detectar o novo coronavírus, disse o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, em entrevista ao Bom Dia Ceará nesta terça-feira (4).
As aulas presenciais devem voltar em setembro se os indicadores da doença forem favoráveis, de acordo com a declaração do governado do Ceará Camilo Santana. O Ceará apresenta diferentes estágios do plano de retomada das atividades e a capital está no fase mais avançada, a 4, com 95% da economia retomada. Além das escolas, bares, shows e ventos podem também retomar no mês que vem.
A testagem nas escolas tem estimativa de ser implantada na última semana de agosto na capital, segundo o secretário. Esses testes - em pessoas com sintomas ou não -, vão ocorrer em outras regiões do Estado, mas começa por Fortaleza.
Novos pontos de testagem
Conforme o secretário de saúde, o Estado irá ampliar o número de testes, que atualmente é de 30 mil por mês, para 300 mil/mês. Além das escolas, e dois drives-thrus que já funcionam, em um shopping e no Hospital Geral de Fortaleza, a capital vai contar com novos pontos de testes:
- Duas unidades móveis pela cidade;
- Praça do Ferreira, no Centro;
- Aeroporto e rodoviária
Casos no Ceará
O Ceará registrou 176.972 casos confirmados e 7.761 óbitos por Covid-19, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h09 desta segunda-feira (3) pela Secretaria Estadual da Saúde.
Fortaleza, considerada o primeiro epicentro da doença no Estado, concentra 3.696 óbitos pela doença e 42.245 casos positivos. A capital entra na 12ª semana consecutiva de queda de casos e queda de óbitos, segundo declarou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na sexta-feira (31).
Veja como está o plano de retomada por região:
- Fortaleza segue na fase 4 (cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento)
- Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 4;
- Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam na fase 2;
- Macrorregião Norte segue para a fase 2;
- Macrorregião do Cariri segue para a fase 1
Veja o que pode reabrir na 4º fase do plano de transição em Fortaleza
- Restaurantes e barracas nos períodos diurno e noturno (até 23h);
- Academias (30% da capacidade)
- Transporte interestadual de passageiros;
- Locação de automóveis com motorista;
- Comércio de produtos não essenciais;
- Atividades religiosas (100% da capacidade).
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1
Faça um comentário.