ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Estrada de Ferro de Sobral foi marco no desenvolvimento

00:00 · 24.03.2018 / atualizado às 00:29 por Maristela Crispim - Editora
Numa época em que o transporte de passageiros e cargas dependia de tração animal e das condições climáticas, em longos e exaustivos percursos, a chegada do trem teve um grande impacto, gerando desenvolvimento por onde passava. No Ceará do fim do século XIX não foi diferente.
Com a Estrada de Ferro de Baturité, partindo de Fortaleza, foi dado o primeiro passo. Após a sua incorporação pelo Império, veio o prolongamento até Crato e a criação da Estrada de Ferro de Sobral.
Essa incursão pelo Norte do Estado começou no então promissor Porto de Camocim, por onde, em 1880, chegaram as primeiras locomotivas e vagões, e seguiu em direção à já desenvolvida Sobral. O impulso era tamanho que a cada estação o povoado ia se emancipando dos municípios de origem. Camocim mesmo logo se desligou de Granja.
Em 1910, a inglesa The South American Railway Construction Limited assumiu a construção e operação da Ferrovia, que dois anos depois chegou a Crateús, última parada antes de alcançar o Piauí.
Foram tempos de tanta felicidade e fartura que os moradores de Ipu, por exemplo, se uniram para evitar que o maior símbolo dessa época, o prédio de arquitetura neoclássica inglesa da Estação Ferroviária, se perdesse no tempo.
Em 1950, porém, ao mesmo tempo em que o governo brasileiro investia fortemente em rodovias, com a chegada da indústria automobilística ao País, houve a ligação de Sobral a Fortaleza, via Itapipoca, e o Ramal Sobral-Camocim passou a definhar porque não era mais necessário o Porto de Camocim para escoar os produtos. De Sobral, seguia para Fortaleza. Aquela que foi a primeira Estação da Estrada de Ferro de Sobral viu seu último trem de passageiros em 1977.
Hoje, o transporte de passageiros ainda é realidade no Estado, embora seja para poucos. São duas linhas de metrô partindo de Fortaleza para Caucaia e Pacatuba, o VLT de Fortaleza, que, por enquanto liga apenas Mucuripe e Parangaba, em operação assistida; e os metrôs do Cariri (Crato-Juazeiro do Norte) e Sobral.
Por outro lado, as cargas seguem pelos trilhos do Ceará, que hoje ligam os portos do Mucuripe, Pecém e Itaqui, no Maranhão, pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Já as obras para alcançar o Porto de Suape, em Pernambuco, seguem a cargo da Transnordestina Logística Sociedade Anônima (TLSA). É disso que trata o DOC Ceará sobre trilhos pela Linha Norte.
Leia ainda: 
> Granja- Camocim: importante ligação ferro portuária
> Trânsito potencializou a economia na cidade de Sobral
> Ipu se uniu pela preservação da memória ferroviária
> Ainda há transporte de passageiros em três regiões
> Cargas deslizam entre portos e levam 699 mil toneladas



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Estrada de Ferro de Sobral foi marco no desenvolvimento

    Faça um comentário.