ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Primeira-dama de Fortaleza vai a Brasília para integrar política de proteção à primeira infância

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, foi recebida, em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, quando tratou da integração do Programa Cresça com seu Filho, que vem sendo conduzido pela Prefeitura de Fortaleza desde outubro de 2014, com o Programa Criança Feliz do Governo Federal.
O Programa Cresça com Seu Filho acompanha o desenvolvimento das crianças em risco de vulnerabilidade social de zero a três anos em Fortaleza, possibilitando, por meio de uma rede interdisciplinar, maiores possibilidades de desenvolvimento psicossocial e educacional da primeira infância.
O projeto reúne esforços de diversas secretarias e instituições que atuam na área social, promovendo uma política diferenciada a essas crianças, em especial, através de ações das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Educação do Município, com articulação do Gabinete da Primeira-Dama de Fortaleza. Os órgãos atuam de forma coesa para a construção de rede que beneficie o desenvolvimento infantil de forma sustentável e saudável.
O Programa Criança Feliz do Governo Federal prioriza as crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visita domiciliar por técnicos que vão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.
A apresentação do Programa Cresça com seu Filho pela Primeira Dama de Fortaleza reforçou a importância da primeira infância como bandeira da gestão municipal, mesmo com as dificuldades de implantação que envolve os Agentes Comunitários de Saúde -ACS e a certeza de que a possibilidade de integração com o Programa Criança Feliz possibilita o repasse de recursos destinados aos visitadores do Criança Feliz serem repassados para os ACSs como forma de fortalecer o programa municipal e motivá-los a trabalharem a Primeira Infância, por meio de incentivos e metas.

De acordo com o ministro Osmar Terra, “nos municípios onde já existem ações voltadas para a Primeira Infância, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário tem a intenção de apoiá-los, com o repasse do recurso para o ACS desde que as metodologias dos dois programas se somem, as capacitações sejam fortalecidas”.
Ficou acertado que o secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, virá a Fortaleza, em breve, para estreitar essa aliança entre o Governo Federal e a Prefeitura de Fortaleza que ficará com a responsabilidade de elaborar as estratégias para a execução dos dois programas conjuntamente.
A primeira-dama Carol Bezerra, que na audiência com o ministro Osmar Terra esteve acompanhada da coordenadora do Programa Criança Feliz no Ceará, Valéria Dias, destacou que “o programa do Governo Federal, que já teve a adesão de mais de 2.500 municípios no País, vem combinar um esforço da Prefeitura de Fortaleza de garantir maiores avanços na política de proteção à primeira infância. Temos verificado os bons resultados, atendendo regiões de mais baixo IDH da Capital, e temos certeza de que a aliança com o programa nacional representa a união de esforços para indicar uma política pública que precisa ser ampliada e fortalecida”, concluiu.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Primeira-dama de Fortaleza vai a Brasília para integrar política de proteção à primeira infância

    Faça um comentário.