ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Rede pública do Ceará comemora realização do 301º transplante de Medula Óssea

A rede pública de saúde do Ceará comemora a realização do 301º Transplante de Medula Óssea no Estado. Em todo o Brasil, apenas o Ceará e mais oito estados realizam o procecimento. No entanto, a taxa de sobrevida dos transplantes realizados estado cearense, de 95,3%, é superior à média mundial, atualmente em 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde então, foram 252 do tipo autólogo (com medula do próprio paciente), 43 alogênicos aparentados (quando o doador tem parentesco com o paciente), cinco alogênicos não-aparentados (com medula de doador sem parentesco) e um haploidêntico (quando a compatibilidade entre paciente e doador é parcial).

Já receberam doações de medula óssea provenientes do Ceará pacientes dos Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, todos estes transplantes são fruto da parceria entre o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Rede pública do Ceará comemora realização do 301º transplante de Medula Óssea

    Faça um comentário.