O Ceará poderá ter creches públicas para pessoas idosas, prevê um projeto de indicação aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). De acordo com a proposta, os idosos poderiam passar o dia nesses espaços, realizando atividades de lazer; no entanto, retornariam para casa à noite.
A medida também estabelece que as creches forneçam alimentação aos idosos e tenham uma equipe multidisciplinar capacitada.
Segundo o texto, as creches serão coordenadas pela Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará e funcionarão em regime aberto, durante a semana, com cronogramas de horários e atividades organizados pelos profissionais.
Aos fins de semana, o local também poderá ser utilizado para atividades que incluam a participação das famílias dos idosos.
De acordo com o autor do projeto, o deputado estadual Stuart Castro (Avante), as pessoas na melhor idade terão a companhia de outros idosos, além de participarem de atividades com cuidadores e educadores, para retornarem mais leves e felizes para suas famílias.
O estímulo diário envolvendo atividades culturais, exercícios físicos e outras atividades, fará com que o consumo de medicamentos diminua drasticamente, pois comprovadamente a alegria afasta as dores do corpo e da alma, garantindo maior qualidade de vida para aqueles que já deram sua contribuição para o desenvolvimento do Estado, explica o parlamentar.
A medida ainda não está em vigor. Para que seja efetivada, precisa ser sancionada pelo Governo do Ceará.
Fonte: Jornal Jangadeiro
Faça um comentário.