Um ex-integrante da facção Guardiões do Estado, que 'rasgou a camisa' para virar um chefe da Massa, foi preso pela Polícia Civil, em Fortaleza
A facção de origem cearense Massa Carcerária (também conhecida como 'Neutros') foi o grupo criminoso que mais cresceu no Ceará, nos últimos anos. Um dos motivos para o crescimento foi a migração de lideranças de outras facções, tanto do Comando Vermelho (CV) como dos Guardiões do Estado (GDE), que levaram outros integrantes para a Massa.
O surgimento da nova facção, em 2021, intensificou os conflitos por territórios para o tráfico de drogas, no Estado. Em contrapartida, a Polícia cearense mapeou os líderes das facções que "rasgaram a camisa" (ou seja, que trocaram de grupo criminoso) e fortaleceu as buscas pelos criminosos, nos últimos anos. Um deles foi capturado pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), na última sexta-feira (3).
A reportagem apurou que José Neuton Justino Barbosa Filho, conhecido como 'Neutinho' ou 'NT', de 33 anos, foi detido por força de um mandado de prisão preventiva, no bairro Ancuri, em Fortaleza. Sem divulgar o nome do preso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que "o alvo é chefe de um grupo criminoso e responsável por crimes contra um grupo criminoso rival".
Ainda conforme os levantamentos policiais, o homem possui passagens por crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, integrar grupo criminoso e crime contra a Administração Pública. Após a prisão, o indivíduo foi conduzido para uma unidade policial, onde a ordem judicial foi cumprida. Agora, o homem encontra-se (à) disposição do Poder Judiciário."
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS)
José Neuton e Miler Almeida de Oliveira, o 'Mineral', 28, foram acusados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) pelo crime de integrar organização criminosa, no dia 31 de maio de 2024. A Vara de Delitos de Organizações Criminosas, da Justiça Estadual, recebeu a denúncia e os acusados viraram réus, no dia 20 de junho seguinte.
Conforme a denúncia do MPCE, que se baseou em um relatório da Polícia Civil, 'NT' e 'Mineral' eram integrantes da facção GDE e "rasgaram a camisa" para virarem chefes da Massa Carcerária na Comunidade do Jagatá e nas proximidades, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. A dupla teria liderado o novo grupo criminoso no combate com antigos comparsas e com o Comando Vermelho, na disputa por território para o tráfico de drogas, na região.
via: diário do nordeste
Faça um comentário.