ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Distrito de Aracatiaçu celebra os 180 anos com seminário, projetos e presença política

Em 18 de março de 1843, Aracatiaçu é consolidado como distrito do município de Sobral. Dado isso, a Comissão Organizadora presente com aracatiaçuenses organizou um evento em comemoração o aniversário do distrito. Na manhã de ontem (18), o distrito comemorou os seus 180 anos com o Seminário “Aracatiaçu, Novos Projetos”, que contou com a presença do Deputado Estadual Oscar Rodrigues (União), a Vereadora Micheline Ibiapina (MDB), o advogado José Crisóstomo Ibiapina (Zezão), o Vereador Compady Bony (PSB) e demais representantes locais.


Os representantes da Comissão Organizadora do evento alegaram convidar o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) e demais vereadores e deputados sobralenses – mas não obtiveram resposta ou sequer a presença da maioria. Apesar da presença de apenas três representantes políticos, esses fizeram discursos engrandecedores dedicados ao distrito e sua celebração de 180 anos.


A IMPRENSA

A Rádio FM Cultura de Aracatiaçu estava transmitindo o evento através de sua programação, destinada aquele dia, para o aniversário do distrito. Eudes Quinto, fundador e diretor da rádio, esteve presente durante todo o evento, além da presença do professor Kalú, Marcelo Souza, Roberto Craveiro, Neném Barbosa e Carlos Rodrigues – radialistas da Cultura.


O radialista Oliveira Domingos (Rádio Paraíso) também esteve presente, entrevistando os políticos e as lideranças presentes para o seu programa Tribuna e Plenário.


A TV Câmara de Sobral também se fez presente transmitindo ao vivo através do Facebook todo o evento.


Roberto Craveiro, Marcelo Souza, Eudes Quinto e Professor Kalú (Rádio FM Cultura). Reprodução: Thaynara Quinto.

Oliveira Domingos (Tribuna e Plenário) entrevistando Júlio, membro da Comissão Organizadora. Reprodução: Thaynara Quinto.


Professor Kalú (Rádio FM Cultura) entrevistando o vereador Compady Bony. Reprodução: Thaynara Quinto.

Professor Kalú (Rádio FM Cultura) entrevistando Zezão Ibiapina e a vereadora Michele Ibiapina. Reprodução: Thaynara Quinto.

Kalú e Zezão. Reprodução: Thaynara Quinto.

Oliveira Domingos (Tribuna e Plenário) entrevistando Sidicley Filho, irmão do vereador Zé Vitor. Reprodução: Thaynara Quinto.

Oliveira Domingos (Tribuna e Plenário) entrevistando Zezão Ibiapina. Reprodução: Thaynara Quinto.

Oliveira Domingos (Tribuna e Plenário) entrevistando Roberto Craveiro (Rádio FM Cultura). Reprodução: Thaynara Quinto.

Transmissão ao vivo pela TV Câmara de Sobral. Reprodução: Thaynara Quinto.


HISTÓRIA LOCAL

Um pequeno museu foi instalado pela professora “Tia Chiquita” nas dependências do Auditório da Casa Paroquial de Aracatiaçu. Havia muitos itens históricos que contavam, de maneira silenciosa, a história e trajetória do distrito supracitado. Televisores, telefones, vitrolas e demais objetos antigos estavam expostos pelo corredor do auditório. Tia Chiquita, como é chamada, expressou sua vontade em criar um museu em Aracatiaçu com os itens que demonstram a bonita história do distrito.


Leia mais sobre Aracatiaçu: Um pouco da sua história – Aracatiaçu, Sobral


Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Vereadora Michele Ibiapina observando os itens. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.

Acervo: Tia Chiquita. Reprodução: Thaynara Quinto.


SEMINÁRIO: ARACATIAÇU, NOVOS PROJETOS

O Seminário teve como viés a apresentação de projetos que envolviam o benefício do Distrito de Aracatiaçu pelos representantes da Comissão Organizadora, também inclusos na mesa principal. Esses puderam usufruir do microfone e elucidar as dificuldades que abrangem a região – além de discutir sobre a possibilidade da emancipação do distrito que, apenas por 24 horas em 13 de novembro de 1963 com a Lei Estadual Nº 6.754, considerou Aracatiaçu como município.


Durante o Seminário, além da Mesa, alguns cidadãos puderam expressar reinvindicações sobre as necessidades locais. Foram propostos projetos de estruturação do distrito, criação de um hospital e casas habitacionais, além de melhorias dentro deste e alguns projetos que abrangiam as comunidades pertencentes à zona de Aracatiaçu. Também foi apresentado ao público a bandeira oficial do distrito que foi confeccionada por alunos da região, além da menção à apresentação do hino de Aracatiaçu durante a festa à noite (18). Aracatiaçu é o primeiro distrito de Sobral com hino e bandeira oficiais.


O advogado José Crisóstomo, mais conhecido como Zezão, fez o uso do microfone representando sua esposa, a vereadora Micheline Ibiapina, pontuando as necessidades de Aracatiaçu e contando um pouco sobre a história local.


O vereador Compady Bony seguiu também expressando seu carinho por Aracatiaçu e reiterando seus pontos políticos sobre o desenvolvimento do distrito.


O Deputado Estadual Oscar Rodrigues, por fim, durante sua fala, expressou sua admiração por Aracatiaçu devido a época em que foi professor na Escola Estadual Israel Leocádio, por um ano, quando iniciou a trajetória como professor. Reiterou um dos pontos reivindicados pela população, que era a criação de um hospital no distrito, relembrando que durante sua candidatura para prefeito de Sobral, em 2020, um dos seus projetos era a criação de hospitais nos cinco maiores distritos do município – sendo, um desses, em Aracatiaçu.


O deputado, que iniciou seu mandato em 2023, destinou um milhão de sua verba pública anual para o Projeto do Rio Pajé – reinvindicação, esta, bastante citada durante o Seminário. Além disso, o deputado também se comprometeu com mais dois milhões da verba pública do Deputado Federal Moses Rodrigues, seu filho. Oscar citou que os três milhões destinados ao Projeto do Rio Pajé era um presente para o desenvolvimento de Aracatiaçu, que tanto clamava com esse Projeto há anos.


Ademais, o deputado sugeriu a criação de uma Comissão para Desenvolvimento de Aracatiaçu, com o propósito de buscar o progresso local para a emancipação do Distrito. Ele declarou que essa Comissão deveria ser apartidária e que se comprometeria em ajudar quando fosse convocado. Oscar Rodrigues encerrou o Seminário parabenizando mais uma vez o distrito e expressou, caso convidado novamente, participar do próximo aniversário de Aracatiaçu.


Bandeira oficial de Aracatiaçu. Reprodução: Thaynara Quinto.

Presença local no auditório da Casa Paroquial. Reprodução: Thaynara Quinto.

Professor Kalu e Mesa. Reprodução: Thaynara Quinto.

Júlio discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Zezão Ibiapina discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Zezão Ibiapina discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Dep. Estadual Oscar Rodrigues cumprimentando a Mesa. Reprodução: Thaynara Quinto.

Gerardo discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Antônia discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Mesa. Reprodução: Thaynara Quinto.

Roberto discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Seu Júlio discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Kalú discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Aracatiaçuense fazendo reinvindicações. Reprodução: Thaynara Quinto.

População presente aplaude o discurso. Reprodução: Thaynara Quinto.

Aracatiaçuense fazendo reinvindicações. Reprodução: Thaynara Quinto.

Vereador Compady Bony discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Willian Tavares discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Roberto Craveiro discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Aracatiaçuense fazendo reinvindicações. Reprodução: Thaynara Quinto.

Dep. Estadual Oscar Rodrigues discursando. Reprodução: Thaynara Quinto.

Mesa e representantes. Reprodução: Thaynara Quinto.

Dep. Estadual Oscar Rodrigues e lideranças políticas regionais. Reprodução: Thaynara Quinto.


180 ANOS DE ARACATIAÇU

A equipe do site Eudes Quinto Com O Povo parabeniza os 180 anos do Distrito de Aracatiaçu de maneira esperançosa após o seminário e com as falas políticas sobre os projetos e idealizações para o desenvolvimento e futura emancipação de Aracatiaçu. Parabéns, Terra dos Ventos Fortes!

Igreja de Santo Antônio, Aracatiaçu. Reprodução: Thaynara Quinto.

Praça da Igreja, Aracatiaçu. Reprodução: Thaynara Quinto.

Imagem de Santo Antônio montado em um cavalo. Reprodução: Thaynara Quinto.

Academia ao ar livre, Aracatiaçu. Reprodução: Thaynara Quinto.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Distrito de Aracatiaçu celebra os 180 anos com seminário, projetos e presença política

    Faça um comentário.