ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Mais 4,8 mil crianças foram abusadas por padres e membros da igreja católica de Portugal, diz relatório

 


Cerca de 4.815 crianças foram abusadas sexualmente por membros da Igreja Católica de Portugal nos últimos 70 anos.

A afirmação é a conclusão de uma comissão independente formada a pedido da própria igreja no ano passado para investigar suspeitas de abuso que vinham sendo denunciadas nos últimos anos. O relatório final foi apresentado nesta segunda-feira (13).


Segundo o documento, 77% dos supostos abusadores eram padres. Os outros supostos abusadores tinham algum tipo de ligação com a igreja, ainda de acordo com o levantamento.

A comissão investigou supostos casos e denúncias que ocorreram a partir de 1950.

“(Queremos) prestar uma homenagem sincera àqueles que foram vítimas de abuso na infância e ousaram dar voz ao silêncio”, declarou o chefe da comissão, o psiquiatra infantil Pedro Strecht. "Eles são muito mais do que uma estatística."


A igreja católica portuguesa ainda não havia se manifestado após a divulgação do relatório até a última atualização desta notícia, mas bispos portugueses devem discutir o relatório no próximo mês.

A comissão portuguesa iniciou seu trabalho em janeiro de 2022, após um relatório na França revelar que cerca de 3.000 padres e autoridades religiosas abusaram sexualmente de mais de 200.000 crianças.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Mais 4,8 mil crianças foram abusadas por padres e membros da igreja católica de Portugal, diz relatório

    Faça um comentário.