ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Lula disse que vai ter conversa 'olho no olho' com presidente do Irã





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (14), que não quer que se repita no Irã o que aconteceu no Iraque quando, segundo ele, a sociedade foi “induzida” a acreditar na existência de armas químicas e, por conta disso, houve uma guerra. Ele ponderou, no entanto, que, se o Irã decidir produzir armas nucleares, terá que “arcar com as consequências dos seus gestos”.

 

Em entrevista após participar de um evento em São Paulo, Lula afirmou ainda que considera grave a possibilidade de adoção de sanções contra o Irã sem que tenha havido uma discussão entre líderes mundiais e líderes iranianos. De acordo com o presidente, a adoção de sanções só criaria “mais animosidades”. “O que eu acho que é grave [é que], até agora, o presidente [dos Estados Unidos, Barack] Obama ainda não conversou com o Irã. Até agora, nenhum presidente do Conselho de Segurança [da ONU] conversou com o Irã.”

O presidente, que deve viajar ao país governado por Mahmoud Ahmadinejad em maio, disse que irá “muito à vontade” e lembrou que os dois países são parceiros comerciais. Ele lembrou que a Constituição brasileira proíbe a produção de armas nucleares e que o Brasil é signatário das resoluções das Nações Unidas sobre o tema. 

“Portanto, acho que, o que o Brasil pode, o Irã deve poder também. Mais do que o Brasil pode, acho que o Irã não deve querer. Vou conversar assim como estou conversando com vocês, olho no olho do presidente Ahmadinejad. Se ele disser, ‘olha, eu vou construir’, ele vai arcar com as conseqüências dos seus gestos.“

Em seguida, o presidente relembrou a guerra do Iraque e afirmou que não quer que o mesmo se repita com o Irã. “O que eu acho grave é a gente começar a punir antes de conversar, antes de fazer o diálogo, antes de argumentar. Como eu já vi a guerra do Iraque acontecer por conta de umas armas químicas que a sociedade foi induzida que existiam e que até hoje elas não existem e ninguém nunca mostrou pra nós. Eu não quero que isso se repita com o Irã, porque é um país de 80 milhões de habitantes, é uma civilização, e a gente tem que levar em conta isso. Como sou um homem de paz, vou lá tentar evitar que haja qualquer sanção porque elas só vão criar animosidades daqui pra frente.”

 



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Lula disse que vai ter conversa 'olho no olho' com presidente do Irã

    Faça um comentário.