ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Barreiras sanitárias nos principais destinos turísticos do litoral cearense entram em vigor

 


Três dos principais destinos turísticos do litoral cearense já iniciaram as barreiras sanitárias nas entradas dos municípios para evitar o fluxo de pessoas durante o período de carnaval. As medidas objetivam evitar aglomeração de pessoas e conter o avanço do novo coronavírus. 

Aracati, que historicamente reúne uma multidão na folia carnavalesca, implantou nesta quinta-feira (11) duas barreiras, uma na entrada da cidade e outra no entroncamento que dá acesso às praias da Canoa Quebra e Marjolândia, na CE-371. O bloqueio se estende até o próximo dia 18 de fevereiro.  

Conforme o secretário de Segurança Cidadã e Ordem Pública, Werisleik Pontes Matias, a medida “visa evitar a entrada de pessoas, sobretudo de grupos turísticos, beneficiando a saúde do Município. São barreiras humanas e barreiras físicas. Só será dado acesso ao morador que comprove que more no local ou, se alguém alugou casa e que tenha comprovação com contrato. Do contrário, ninguém terá acesso aos locais de praia.” 

Legenda: Em Aracati, as barreiras se estendem até o dia 18
Foto: Divulgação

O decreto proíbe outros pontos, confira os principais:

  • Proibição de realização de festejos e eventos carnavalescos;
  • Proibido comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas;
  • Proibido funcionamento de bares e clubes;
  • Proibido tanto o funcionamento como a circulação dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis, nas vias, praças e praias e de Aracati;
  • Proibido o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos
  • Limitação da capacidade máxima de pessoas, em cada residência, a 15 pessoas.

Paracuru

No município de Paracuru, as barreiras começaram ontem (10) e seguem até o dia 17 de fevereiro. São três pontos de bloqueio. O primeiro na entrada principal, na rotatória do posto da Polícia Rodoviária Estadual; outro na barragem do rio Siupé, distrito de Muriti e o terceiro na localidade de Poço Doce.

Legenda: Em Paracuru, as barreiras terão aferição da temperatura
Foto: Divulgação

Será permitida apenas a entrada de moradores, prestadores de serviço e pessoas que tenham hospedagem comprovada em hotéis, pousadas, ou hostels.

“Nós entramos em contato com a rede hoteleira que passará a emitir um voucher para os clientes. Dessa forma, eles poderão comprovar sua reserva aqui. Daí a hospedagem fica garantida nesse período e o ingresso em nossa cidade, também”, explica o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Ângelo Tuzze.

Principais proibições em Paracuru:

  • Proibidos a circulação de equipamentos de som automotivos, conhecidos como “paredões de som” e o funcionamento de equipamentos sonoros portáteis;
  • Proibido consumo de bebida alcoólica em espaços públicos;
  • Proibido o comércio ambulante de bebidas alcoólicas, além do funcionamento de bares e clubes e a realização de festas;
  • Comércio, lojas, restaurantes, barracas de praia, lanchonetes, lojas de conveniência, supermercados e postos de combustíveis funcionarão até 22h;

Jeri

Na Vila de Jericoacoara, um dos mais importantes destinos turísticos do Nordeste, só será permitido a entrada de moradores e hóspedes que comprovem reserva realizada em hotel ou pousada até o dia 10 de fevereiro. Após esta data, não será permitido novas reservas. 

Em Jeri, as restrições começaram nesta quarta-feira (10) e seguem até o dia 17. 

Legenda: O objetivo dos decretos é evitar aglomeração de pessoas e conter o avanço do novo coronavírus
Foto: Edson Silva

Região Norte

Em Sobral, a partir desta quinta-feira, só será permitido a entrada de transporte de trabalhadores para empresas cujo funcionamento já tanha sido liberado nos decretos anteriores; transporte sanitários; transporte coletivos provenientes dos distritos de Sobral em direção à sede.

Legenda: O espaço só será reaberto após o carnaval
Foto: Mateus Ferreira

rodoviária do Município permanecerá fechada até o dia 18 deste mês. O documento propõe ainda a abertura do comércio, serviços e indústria durante o período definido no calendário como carnaval. Também haverá aula nas redes pública e particular de ensino.





nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Barreiras sanitárias nos principais destinos turísticos do litoral cearense entram em vigor

    Faça um comentário.