ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Camilo alerta que retomada da economia no Ceará pode ser interrompida se população não seguir recomendações


"Esse enfrentamento à pandemia é responsabilidade de todos nós", declarou o governador do Ceará em uma publicação em suas redes sociais — Foto: José Wagner/Governo do Ceará
"Esse enfrentamento à pandemia é responsabilidade de todos nós", declarou o governador do Ceará em uma publicação em suas redes sociais — Foto: José Wagner/Governo do Ceará
O governador do Ceará, Camilo Santana, utilizou as redes sociais para fazer um apelo para que toda a população cearense continue a usar máscara e a manter o distanciamento social recomendado pelos órgãos de saúde no combate à Covid-19. Segundo ele, o estado não voltou "à normalidade" e, caso os números da doença voltem a avançar, o Plano de Retomada da Economia que já segue na quarta Fase pode vir a ser interrompido, afirmou.
Camilo disse que "a pandemia continua e não podemos relaxar nos cuidados. Temos visto aglomerações injustificáveis e casos de desrespeito ao uso de máscara na capital e no interior. Isso é muito sério! Não voltamos à normalidade. Se os números voltarem a subir, seríamos obrigados a interromper o Plano de Retomada e até retroceder em algumas decisões de abertura dos negócios, como ocorreu em outros lugares".
Para ilustrar o avanço da doença, o chefe do executivo estadual postou trecho de uma matéria do G1, segundo a qual o estado de São Paulo voltou a registrar alta na média móvel de novos casos por dia, com crescimento de 33% em 14 dias. Assim como o Ceará, São Paulo também iniciou o processo de flexibilização do isolamento social.
"Para que isso não aconteça, é fundamental que todos colaborem", ressaltou Camilo, enfatizando ainda a importância do trabalho de fiscalização nas cidades. "Importante também que haja ações efetivas de fiscalização nos municípios. Mas, o principal é que haja consciência de cada um. Esse enfrentamento à pandemia é responsabilidade de todos nós. Estamos conseguindo vencer, mas a luta ainda não terminou. Faço um apelo ao bom senso de todos os cearenses", finalizou.

Fortaleza segue na Fase 4 com novas autorizações

A partir desta segunda-feira (27), Fortaleza deve seguir na Fase 4 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas. Com o novo decreto estadual sobre a flexibilização da economia no Ceará, publicado na noite deste sábado (25) no Diário Oficial do Estado, passa a ser autorizado o funcionamento de academias de ginástica, com 30% da capacidade e seguindo todos os protocolos sanitários, a partir do dia 27/7.
Além disso, o Governo do Estado decidiu ampliar o horário de funcionamento das barracas de praia até às 23h. No entanto, bares, escolas, universidades e eventos seguem impedidos de funcionar na Capital.
Circulação de pessoas em ruas de Fortaleza no 1º sábado de abertura em quase três meses — Foto: Helene Santos/SVM
Circulação de pessoas em ruas de Fortaleza no 1º sábado de abertura em quase três meses — Foto: Helene Santos/SVM
O novo decreto ainda estabelece que não há municípios em situação de lockdown, isolamento social rígido no estado.
As cidades da região Cariri, onde o número de novos casos mais cresce no estado, estão em "fase de transição", quando são permitidas parte das atividades econômicas, com restrição de horários e seguindo um protocolo de segurança sanitária.
No auge da pandemia de coronavírus, em março, um lockdown foi determinado em todo o estado. Apenas atividades econômicas consideradas essenciais, como farmácias e supermercados, estiveram liberadas.
Fortaleza é a cidade mais avançada no processo de reabertura da economia, mas as escolas continuam sem aulas presenciais; as academias de ginásticas vão voltar a atender a partir de segunda-feira (27), com 30% do público, e os templos religiosos podem receber até 50% da capacidade.
Veja a situação nas demais cidades do estado:
  • Municípios da Macrorregião de Fortaleza estão Fase 3, que permite funcionamento de restaurantes, com horário reduzido;
  • Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe seguem na 1ª semana da Fase 2;
  • Macrorregião Norte segue para a 2ª semana da Fase 1, onde é autorizado o funcionamento de atividades essenciais e restaurantes, com restrições;
  • Macrorregião do Cariri permanece na Fase de Transição da Economia, por conta dos indicadores ainda em alerta.

Os números da Covid-19

No auge da pandemia, decreto determinou lockdown em todo o Ceará e ruas ficaram vazias — Foto: Thiago Gadelha/SVM
No auge da pandemia, decreto determinou lockdown em todo o Ceará e ruas ficaram vazias — Foto: Thiago Gadelha/SVM
Ceará contabiliza mais de 7,4 mil mortes confirmadas pela Covid-19 e os diagnósticos positivos superam os 160 mil, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
A média móvel de casos confirmados por semana no Ceará teve uma redução de 39,4% entre a segunda quinzena de julho e os primeiros 15 dias de julho, segundo a Sesa. Fortaleza teve queda de 47,4% no índice de mortes nesse mesmo período.
A capital, cidade com as maiores taxas, concentra 40.907 casos confirmados e 3.651 mortes pela enfermidade. Em seguida no número de casos estão as cidades de Sobral, com 9.494 confirmações, e Juazeiro do Norte, que tem 5.588 registros.
Os números apresentados pela Sesa são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Camilo alerta que retomada da economia no Ceará pode ser interrompida se população não seguir recomendações

    Faça um comentário.