ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

UM POUCO DA SUA HISTÓRIA ARACATIAÇU SOBRAL CEARÁ

Um pouco da história de Aracatiaçu

Pelo ato provincial de 18  de março de 1843, é criado o distrito de Santo Antônio e anexado ao município de Sobral.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Sobral é constituído de 4 distritos: Sobral, Cariré, Jordão e Santo Antônio do Aracatiassu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Sobral aparece constituído de 10 distritos: Sobral, Caracará, Cariré, Forquilha, Meruoca, Riacho do Guimarães, Santa Maria, Santo Antônio do Aacatiassu, São José e Taquira. Não figurando o distrito de Jordão.

Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, Sobral é constituído de 12 distritos: Sobral, Caracará, Forquilha, Jordão, Meruoca, Santo Antônio do Aracatiassu, Santa Maria, São José, São Vicente, Guimarães e Recreio (ex-Taquara).

Pelo decreto estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938, o distrito de Santo Antônio do Aracatiassu passou a ser denominado simplesmente Santo Antônio.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de Sobral é constituído de 9 distritos: Sobral, Caracará, Forquilha, Jaibaras (ex-São Vicente), Jordão, Meruoca, Patriarca (ex-São José), Santa Maria, Santo Antônio (ex-Santo Antônio do Aracatiassu).

Pelo decreto-lei estadual nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943, o distrito de Santo Antônio passou a ser denominado de Aracatiaçu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 9 distritos: Sobral, Aracatiaçu (ex-Santo Antônio), Caracará, Forquilha, Jaibaras, Jordão, Meruoca, Patriarca e Taperuaba (ex-Santa Maria).
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1955, o município de Sobral é constituído de 8 distritos: Sobral, Aracatiaçu, Caracará, Forquilha, Jaibaras, Jordão, Patriarca e Taperuaba.

Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município de Sobral é constituído de 10 distritos: Sobral, Aracatiaçu, Caracará, Forquilha, Jaibaras, Jordão, Ôlho D`Água, Patriarca, Taperuaba e Trapiá.

Pela lei estadual nº 6.754, de 13 de novembro de 1963, é desmembrada do município de Sobral os distritos de Aracatiaçu e Caracará, para formar o novo município de Aracatiaçu.

Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído de 6 distritos: Sobral, Bonfim, Jaibaras, Jordão, Ôlho D`Água e Patriarca.

Pela lei estadual nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, o município de Sobral adquiriu como distritos os extintos município de Aracatiaçu, Taperuaba e Forquilha (ex-São Francisco do Monte), pois foram criados e não instalados.

Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1968, o município de Sobral é constituído de 12 distritos: Sobral, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Forquilha, Jaibaras, Jordão, Ôlho D`Água, Patriarca, Taperuaba e Trapiá.

Em divisão territorial datada de 18 de agosto de 1988, o município de Sobral é constituído de 10 distritos: Sobral, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Ôlho D`Água, Patriarca e Taperuaba.

Em divisão territorial datada de 1º de junho de 1995, o município de Sobral é constituído de 11 distritos: Sobral, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Rafael Arruda (ex-Olho-D`Água), Patriarca, São José do Torto e Taperuaba.

Em divisão territorial datada de 2003, o município de Sobral é constituído de 12 distritos: Sobral, Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Rafael Arruda, Patriarca, São José do Torto e Taperuaba.

Em divisão territorial datada de 2005, o município de Sobral é constituído de 13 distritos: Sobral, Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Patos, Rafael Arruda, Patriarca, São José do Torto e Taperuaba.


Atual 
Aracatiaçu é um distrito do município de Sobral, situado na região noroeste do Estado do Ceará, e a 230 km de distância da Capital Fortaleza.
Aracatiaçu está localizado a 65 km a leste de Sobral e 200 km de Fortaleza e luta pela sua emancipação para se tornar mais um município cearense.
O município de Sobral, onde se situa o distrito, é protegido pelo tombamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo seu acervo arquitetônico, histórico e artístico.

Índice

Atrações turísticas
As suas principais atrações turísticas são:
Açude Santo Antônio
Estátua do Vaqueiro
Santuário Nossa Senhora de Fátima
Igreja Matriz
Olho d'Água. 



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “UM POUCO DA SUA HISTÓRIA ARACATIAÇU SOBRAL CEARÁ

    Faça um comentário.