ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Pequenos hábitos previnem doenças no período chuvoso

Pequenos hábitos previnem doenças no período chuvoso

Março é culturalmente conhecido por ser o mês em que se inicia o inverno no Ceará. Traz consigo, além do clima mais agradável por conta da baixa temperatura, preocupações com transtornos causados pela chuva que afetam diretamente a população como: alagamentos, tombamento de árvores, congestionamentos e transmissão de doenças.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), este é o mês de média pluviométrica mais elevada no Estado e é comum serem observados eventos de chuva intensa, com rajadas fortes de vento, raios e trovões.
O professor e Biomédico Mário Sidney, da Faculdade Maurício de Nassau, explica que doenças como leptospirose, hepatite A, esquistossomose, quadros de diarreia infecciosa por vírus ou bactérias, e, até mesmo tétano, geralmente aparecem nessa época, mas podem ser evitadas com a mudança de hábitos cotidianos.
“O ideal é a utilização de peças de roupas que possam proteger e cobrir a pele, como usar sapato fechado, meias que cubram totalmente o pé, calça jeans, gorro, jaqueta casaco, tudo o que possa inibir o contato direto com água contaminada”, explica o professor.
Segundo ele, outros cuidados que podem ser tomados são “não deixar nenhuma vestimenta úmida no corpo por muito tempo, ter cautela ao trafegar por vias esburacadas e evitar a travessia nas tradicionais poças de lama que possuem água de procedência duvidosa”, pontua.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Pequenos hábitos previnem doenças no período chuvoso

    Faça um comentário.