ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Morre Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama

 

Morre Roberto Dinamite aos 68 anos
00:00/13:10

Morre Roberto Dinamite aos 68 anos

Morreu na manhã deste domingo (8), o ex-jogador Roberto Dinamite, considerado o maior ídolo da história do Vasco da Gama. Ele vinha realizando tratamento contra um câncer no intestino desde o final de 2021. A informação foi confirmada pelo ge.

Roberto teve uma piora no quadro e foi internado no sábado (7) no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Ele deixa os filhos Luciana, Tathiana, Roberta e Rodrigo, e a mulher, Liliane.

Carlos Roberto Gama de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O apelido que marcou a carreira foi dado em 1971, após marcar o primeiro gol pelo Vasco em uma vitória por 2 a 0 sobre o Internacional. A manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte foi a certidão de batismo: “Garoto-dinamite explodiu”. Ele tinha 17 anos.

Roberto Dinamite quando foi deputado estadual no RJ — Foto: Rafael Wallace / Alerj

Roberto Dinamite quando foi deputado estadual no RJ — Foto: Rafael Wallace / Alerj

No total, Roberto marcou 708 gols pelo Vasco. Com o clube, ele conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Roberto Dinamite jogou pelo Barcelona, na Espanha, e teve passagens pela Portuguesa e pelo Campo Grande, no Brasil.

O corpo do artilheiro será velado em São Januário em cerimônia aberta ao público nesta segunda (9).


O ex-jogador foi eleito presidente do Vasco em 2008 e teve que lidar com o rebaixamento do clube. No ano seguinte, a equipe conquistou o título da Série B do Brasileirão, e em 2011 alcançou o inédito título da Copa do Brasil. Em 2013, entretanto, o Vasco caiu novamente para a Segunda Divisão, e Roberto encerrou seu segundo mandato no ano seguinte.

Mesmo com a saída, ele sempre esteve presente no clube. Em 2021, ele ganhou uma estátua na sede do clube, em São Januário. O valor arrecadado para a homenagem, R$ 190 mil, foi reunido em menos de seis horas entre os torcedores do clube.

Política

Dinamite foi deputado estadual por cinco mandatos e um dos primeiros esportistas de destaque a trilhar carreira na política.

Ele se aposentou dos gramados em fevereiro de 1993, em um jogo de despedida pelo Vasco.

Pouco antes, em 1992, ele havia sido eleito para vereador pelo PSDB no Rio de Janeiro. O mandato começou na sequência do fim da carreira como atleta.

Em 1994, o ex-jogador conquistou o mandato para deputado estadual. Ele se reelegeu em 1998, 2002, 2006 e 2010. De 2002 em diante, Dinamite disputou as eleições pelo então PMDB, atual MDB.

A sequência de reeleições foi interrompida em 2014, quando ele não conseguiu vencer a eleição.

Dinamite nunca teve mandato federal em Brasília. Além da atuação no legislativo estadual, foi presidente do Vasco de 2008 a 2014, fazendo oposição a outro dirigente histórico do clube, Eurico Miranda.

Vasco

Roberto Dinamite  — Foto: Reprodução/ TV Globo

Roberto Dinamite — Foto: Reprodução/ TV Globo

Em uma postagem nas redes sociais, o Vasco da Gama lamentou a perda de seu maior ídolo.

"É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz", disse a postagem do clube.

"Meu ídolo desde criança. O cara que me fez viver as primeiras emoções com meu Vascão. Um ser humano generoso e amigo. Vai em paz, Dinamite. Obrigado por todos os momentos de alegria que você me proporcionou. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a legião de fãs desse craque!", disse o prefeito do Rio.

Pouco depois, Paes anunciou, pelas redes sociais, que o trecho da Avenida General Américo de Moura, em frente ao Estádio São Januário, receberá o nome de Avenida Roberto Dinamite. O decreto será publicado na próxima terça-feira (10) no Diário Oficial do Município.

O trecho fica entre as ruas Ricardo Machado e Dom Carlos.

O governador Cláudio Castro disse que Dinamite "deixará saudade" entre os cidadãos.

"Perdemos hoje uma das personalidades mais importantes do futebol carioca. Maior ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite deixará saudade, principalmente, aos apaixonados pelo esporte mais popular do planeta. Além de maior goleador da história do Vasco, Dinamite é também o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca. Neste momento de profunda dor e tristeza, manifesto meu pesar a familiares, amigos e fãs", afirmou o governador.

O presidente Lula também lamentou a morte do ex-jogador.

"Roberto Dinamite foi um gigante na história do Vasco da Gama e do futebol brasileiro. Como torcedor do Vasco no Rio, admirei muito seu futebol bonito, ofensivo, de um chute tão potente de perna direita que virou apelido. E de apelido, sobrenome", disse o presidente da República.

Roberto Dinamite  — Foto: Reprodução

Roberto Dinamite — Foto: Reprodução


A CBF também lamentou a perda


"Com pesar, a CBF lamenta a morte de Roberto Dinamite, um dos maiores atletas do futebol brasileiro. Pela Seleção Brasileira, o ex-jogador marcou 25 gols e foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983. Ele também disputou as Copas do Mundo de 1978 e 1982", afirmou a confederação em nota.



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Morre Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama

    Faça um comentário.