ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Brasil terá um dos maiores centros de diagnósticos do novo coronavírus


UFF desenvolve testes de diagnóstico rápido da covid-19 | Agência ...
Com o objetivo de ampliar a capacidade instalada do Brasil e contribuir para a rede de testares em massa, um dos maiores centros de diagnósticos emergenciais para combater a Covid-19 será construído de forma emergencial. O laboratório conseguirá analisar aproximadamente 30 mil amostras por dia e contará com mais de 100 profissionais direcionados exclusivamente para essa função. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Grupo Dasa, líder em medicina diagnóstica no país.

Enquanto o governo ficará responsável pela disponibilização de equipamentos e insumos, a parceria privada se comprometeu a fornecer, de graça, toda a mão-de-obra qualificada e a infraestrutura, que será montada em Alphaville (SP). O laboratório emergencial ficará funcionando durante seis meses em um ambiente exclusivo e separado das demais estruturas da Dasa. 

O foco será em análise de testes de biologia molecular, os chamados RT-PCR. “Nesse momento em que temos uma curva de aceleração de casos, nosso objetivo é fazer o maior número de diagnósticos possíveis, por isso o teste ideal é o RT-PCR”, explica Gustavo Campana, diretor médico da Dasa, que lidera o projeto. 

Segundo Campana, os testes rápidos são importantes em um outro momento da pandemia. “Quando estivermos em uma fase de descendência da curvas de caso, teremos um objetivo diferente, que é saber qual a proporção da população teve o contato com o vírus para ter uma ideia da amplitude da pandemia no Brasil”. Essa etapa auxiliará em futuras pesquisas, procura por vacina e para entender qual a letalidade da Covid-19. 

Foram doados 3 milhões de processamentos para o diagnóstico do Covid-19, exclusivo para amostras colhidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O foco é em exames de pacientes com sintomas leves, de forma a auxiliar na demanda recebida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de cada região e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

A iniciativa poderá ser ampliada de acordo com a disponibilidade de equipamentos e entrada de outras empresas no projeto. “A expectativa é que outras empresas do setor se integrem à mobilização e contribuam para ampliarmos, juntos, a capacidade produtiva e o acesso aos exames para o maior número de brasileiros”, espera o vice-presidente da área médica da Dasa, Emerson Gasparetto. 

Para que o centro de diagnóstico comece a funcionar, ainda é necessário que o Ministério da Saúde finalize o chamamento público para organizar a logística, a fim de levar as amostras até o local. A previsão para que as atividades se iniciem nas próximas semanas. 



nanomag

Radialista Publicitario e Líder dos movimentos sociais.


0 thoughts on “Brasil terá um dos maiores centros de diagnósticos do novo coronavírus

    Faça um comentário.